Escapamento motos 2 tempos/ two strokes

Amigos,

Deixar aqui registrado o que venho lendo a respeito de escamentos 2 tempos/ 2 strokes

É impressionante como o motor dois tempos é simples em seu funcionamento, para ter uma ideia, recomendo que vejam os videos do Tonella sobre a retifica de motor de uma Mobylete Canal do Marcelo Tonella

Assim como nas bicicletas fixas/speed de velódromo, a mecânica é simples, poucas peças, mas o funcionamento é engenhoso e elaborado.

Os escapes de motos 2 tempos / 2 strokes tem a função crucial de fechar a janela de saida dos gases, na fase de alimentação, evitando que esta nova mistura vá para o escape sem ser queimada nada camará, esta é uma explicação bem simplória e defasada de conceitos técnicos, mas espero assim que todos compreendam de fato a importância do escape e a dinâmica dos gases, abaixo temos uma imagem animada/gif que retrata este funcionamento.

550px-Arbeitsweise_Zweitakt

Agora que já sabem da importância do escape em uma moto 2 tempos / two strokes devem se perguntar, então da para mudar completamente o funcionamento da moto alterando o escape? sim, e é isto que é o interessante da história, porém trata-se de um conhecimento com muita teoria e dificuldades no desenvolvimento, todos querem a formula perfeita, querem o escape pronto, mas poucos estão disposto a entender o que você precisa e ajudar na elaboração do escape. Fora do Brasil é vendido calculadoras que prometem facilitar o desenvolvimento do escape, elas apresentam resultados mediante a informações que são solicitadas, qual o RPM máximo, curta ou longa duração, além de informações especificas do motor.

Para Vespas e Lambrettas, scotters clássicas a qual são utilizadas por nós em nossas corridas, possuem inúmeros escapes, confeccionados e prontos a venda no exterior, alguns trazem testes em dinamômetro para que você possa escolher veja neste site testes escape para px 200, mas no nosso Brasil, não temos esta diversidade de escape para testar, tem algumas poucas iniciativas de pessoas produzindo escape dimensionados para Vespa, eu consigo citar uma pessoa no Mercado Livre e outro em Curitiba, que se demonstrou interessado em produzir o escape.

Vejam também alguns fundamentos neste site Fundamentos escape.

Este outro site Biblioteca 2 tempos/2 strokes

Vale lembrar que este site representa um grupo de pessoas que participam do Desafio de Motonetas, mas que as palavras e informações contidas neste post são frutos de minha pesquisa, Luis Marta, sendo assim elas podem estar defasadas em conhecimento perante outras pessoas do grupo e sendo assim, se você tem algo a contribuir com este assunto, entre em contato comigo para que possamos trazer esta informação, e tornar este espaço, uma espaço também para técnica e propagação de conhecimento, pois para mim esta é uma forma de fomentar o uso das motos 2 tempos / two strokes e motonetas clássicas.

Agora por fim, deixo um outro site este com os mais diversos assuntos sobre tuning/performance em Vespa, vale muito a pena perder algumas horas/dias neste site – Vespa Labs

Deixe uma resposta